segunda-feira, 11 de julho de 2011

Dança e Sustentabilidade

Caros humanos,

No último final de semana ocorreu o 1° Fórum Vivo Encena Dança & Sustentabilidade, sendo debatidos principalmente temas que discutiram a sustentabilidade da dança na contemporaniedade e a criação de redes colaborativas como mecanismo viabilizador do pensar e fazer dança.

Encontros acolhedores e discussões de grande pertinência abordaram e problematizaram pontos de vista: políticos, econômicos, sociais, humanos do cenário da dança com a interlocução de artistas, educadores, gestores culturais, entidades estatais. 

Compartilharam-se idéias, experiências de sucesso, dificuldades e possibilidades visando um aprimoramento cada vez maior da classe e do fazer artístico. Estamos avançando neste caminho aberto e trilhado por comprometidos humanos que continuam oferecendo seu amor e suor a arte que tanto pode contribuir para o desenvolvimento humano e ambiental.

Sim, ambiental. Porque sensibilizando e reconhecendo o corpo através da vivência da dança, desta expressão artística, de comunicação temos um poderoso mecanismo para nos aproximarmos do outro (seja humano, planta, bicho) e do ambiente (seja  rua, praça, mata). 

Aprendizados e compartilhamentos que vivenciamos em nossa carne (músculos, tecidos...) e em nossos espaços (internos e externos) ganham outras esferas e significações,  nos colocando como efetivos participantes da grande teia. 

Assim, tudo se relaciona e conecta. 

Baseado nisto, convido a todos a refletirem o quanto mesmo que de forma mais "indireta" (será?),  sua dança pode contribuir para a formação de uma sociedade com humanos mais sensíveis e atentos a si, ao outro e ao Planeta. Daí, teremos um bom alicerce para atravessarmos fronteiras e ampliando a visão, agir sustentavelmente em nossas escolhas.

E ainda refletir sobre a sustentabilidade envolvida nos projetos, na execução dos espetáculos, materiais e todas interrelações presentes no conjunto...

Cada vez mais, precisamos pensar em toda a cadeia que se relaciona a produção e execução de nosso trabalho, seja ele artístico ou educativo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário