sábado, 15 de janeiro de 2011

Corpo inteligente

Queridos humanos dançantes,

Como bem sabem, sou fisioterapeuta e toda prática relacionada ao movimento e a sensibilização do corpo me interessa!

Assim, não é díficil entender porque me identifico tanto com a dança e a escolhi como instrumento educativo e terapêutico em meu trabalho.

"Dançando animamente" (Dança Ânima: dança da alma, do ser, lembra-se?)  realizamos movimentos variados, do mais simples ao complexo, buscando sempre a naturalidade do gesto, produzindo e assimilando novos repertórios motores, construindo um novo corpo.

Um corpo mais inteligente!

Assim, quanto mais experimentamos e nos movemos, damos oportunidade aos músculos que normalmente não são requisitados no dia a dia, a despertarem seu potencial adormecido.

E mesmo que aparentemente não se dê conta desses recentes ganhos, com toda certeza, seu corpo viveu e registrou a experiência física e poderá dispor dela, em um momento inesperado qualquer.

Por exemplo, quando precisar se equilibrar, após tropeçar na calçada. Seu corpo, agora mais preparado para a instabilidade poderá  livrá-lo de uma entorse de tornozelo. E tudo começou  porque ampliou seu repertório de movimento e tem a memória motora necessária para os ajustes pertinentes.

É muito comum, as pessoas me perguntarem, qual é a "melhor atividade física" para praticarem. Depois, poderemos refletir um pouco mais sobre o significado de "melhor atividade física", mas à princípio, a resposta não poderia ser outra... dançar! E quanto mais espontânea, melhor!

Apesar, de considerar todas as danças muito positivas (reservado o caráter da precaução), quando enfatiza o aspecto da espontaniedade e da atenção (outro tema para refletirmos depois!) encontramos toda a diferença.

Trabalhar o potencial de movimento... naturalmente. Esse é um eficiente recurso para um corpo saudável e inteligente.

Tudo ao encontro da autonômia de seu corpo. Sua autonômia.

Simples, natural e sustentável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário