terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sempre há um início

Querido(a) humano(a), seja bem vindo(a)!

Vale inicialmente, definir o significado desta dança que dá nome ao blog. Ânima: alma, ser (do latim). Portanto, dança ânima: dança da alma, do ser.

O que esta dança difere das outras no cenário atual? Talvez, algo... muito pouco...ou ainda, seja somente mais um recorte dentre as várias formas de se apresentar o que chamamos de dança contemporânea.

Mas, é preciso que exponha um pouco de minha experiência pessoal para que tudo fique mais claro.

Como fisio, sempre tive meu corpo como parceiro para investigações e descobertas. Meu melhor laboratório!

Apesar disto, minha vivência com a dança, até então, estava num contexto básico, de diversão em festinhas, sem um conhecimento mais aprofundado da coisa. Inclusive, confesso, ser avessa aos passinhos, muito comuns nessas situações.

E como entra essa dança tão significativa em minha vida? Descobri esse jeito de dançar num dos momentos em que morando numa chácara, estava bem afastada de minha família e amigos, ficando dias sem ver ou falar com outras pessoas. Com certeza, isso já me focava mais em mim. E somando, a necessidade sempre presente de me movimentar e a grande afinidade pela música, acabaram confluindo tudo em algo só: dança.

O que começou como distração, ou uma forma de liberar enérgia, se transformou num mar infinito de experimentações corporais. Estava aberto, o canal da satisfação, investigação, um maravilhoso vício sensório-motor.

Todos os dias, meu corpo pedia aquele bem-estar que era sentido através da dança, e que me fazia viver um estado corporal, emocional, espiritual, de todo meu ser, de forma contundente e harmoniosa.

As possibilidades que se abriam me surpreendiam cada vez mais e me deleitava com a forma que podia ser criativa, e viajar nas sensações provocadas pelos movimentos corporais (às vezes, pela ausência deles), pela música, pelo silêncio, pelo espaço ocupado, pelo pôr do sol que via pela janela.

Uma tremenda integração, é a melhor definição. Eu comigo mesma e com tudo mais.

O questionamento sobre aquilo que parecia ser meio esquisito, maluco, passou rapidamente. Afinal, o que fazia essa figura dançando sem se preocupar com nenhuma forma, só procurando viver aquilo com satisfação e curiosidade?

A dança que vinha de dentro de mim, que me expressava independente de qualquer teoria ou significação.

Claro, que minhas experiências corporais e o conhecimento profissional que tenho sobre o corpo foram importantíssimos. Me facilitou pacas, na entrega. Mas, não estava buscando encontrar nenhuma fórmula, nem seguir nada do que podia já existir (ignorava tudo o que se relacionava as informações sobre dança).

A dança era eu e eu a dança, ou seja, a Dança Ânima!

E assim, começou minha trajetória na dança e agora, também o blog, compartilhando com você minha vivência e  expondo de onde tirei um nome tão apropriado para essa forma de "ser-dança", que hoje ganhou uma dimensão tão grandiosa em minha vida, inclusive no contexto profissional.

E aí, vamos dançar?


4 comentários:

  1. acho que , você fala de movimentos e sensações que brotam do próprio corpo, acho que o grande desafio é quebrar com o ruído e turbulência do dia a dia´para permitir que o corpo possa ser ouvido em sua magnitude , este diálogo tônico , que tanto conta de desejos e aspirações , sucesso nessa empreitada seu blog realmente está muito legal

    ResponderExcluir
  2. Querida Lú,

    Você tocou no ponto exato de troca neste blog: a desmistificação da prática física através da dança e da educação somática. É mais simples do que parece, sendo necessária somente uma intenção inicial!

    Beijo, "idola" querida!

    Cris Gurgel

    ResponderExcluir
  3. Cris!
    Sempre que me pego dançando, não pela música, mas pela vontade de meu corpo se alongar, lembro me de vc, das nossas conversas!!
    Parabéns pelo blog!!
    beijo Caren

    ResponderExcluir
  4. Dez,Caren!

    A dança pelo ser!! Unir o úti ao muito agradável!
    Vc viu, acabei fazendo o blog para espalhar esta semente!
    Serão muito bem vinda aqui suas experiências. Compartilhe conosco!!
    Saiba que vc me influenciou muito com o seu lindo blog!
    Ah , aquela encomenda chegou!!

    bj

    Cris Gurgel

    ResponderExcluir