quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Acessibilidade

A idéia desse blog é dialogar com o povo que já vive a dança (especialmente "sua dança", a Dança Ânima) e aqueles que ainda não a experimentaram.

Normalmente, quando buscamos nos iniciar na dança, o caminho mais provável é procurar um facilitador numa escola, oficina, etc para que tenhamos a informação necessária e mais do que isso, consigamos  nos sensibilizar para que tudo aconteça.

Mas, existe a possibilidade do início ser pelo caminho individual, como foi o meu, já relatado no post que abre o blog.

Não acredito que um seja superior ao outro, pois o que conta é intensidade e a satisfação da experiência, que irá depender de uma série de fatores.

Pra começar, conta bastante a vivência corporal que você já tem. Não precisa ser específica com a dança, mas se já existe uma atenção voltada para a percepção do estado do corpo, já andamos meio caminho!

Canais sensório-motores abertos para identificar e me levar a diferentes possibilidades de movimentos, gestos, posturas...

Caso não se encontre nessa situação, pode ser que leve mais tempo para que se perceba e no caso, é interessante ter um facilitador que vá te mostrando qual é o caminho das pedras... nada disso, do corpo. rs

Aí vem o papel e a responsabilidade desse profissional que deve ter além do conhecimento, a sensibilidade para sacar cada indivíduo com seus potenciais e dificuldades.

O que penso ser imprescindível, é que cada um deva ser aceito e acolhido de  forma natural e legítima. Sabe aquele espaço que nos sentimos bem, e mesmo com o estranhamento que ainda não está todo superado ou algo qualquer que nos trave, posso arriscar sem julgamento... Assim, deve ser o ambiente em aula: agradável, confiável. E isso, depende muito de quem comanda a orquestra.

Agora, cabe também arriscar sozinho, é o seu caso? Não há nada a perder, muito pelo contrário! Afaste os móveis e comece a experimentar!

Todos  temos um início... não é mesmo?!



{  }

Um comentário:

  1. Adorei a foto!!

    Eu sou aquela pessoa que precisa ser conduzida a experimentar, mas acredito que esse seria apenas o meu começo...tenho certeza que depois afastaria os móveis e continuaria em casa. Bjos

    ResponderExcluir